Menopausa: quebrando os mitos

A menopausa é um período temido pela grande maioria das mulheres, pois no decorrer da vida ela é vista como o fim da vida sexual. Existe um grande mito espalhado aos quatro cantos do mundo que, com a chegada dessa fase, a libido e o desejo sexual desaparecem, as mulheres se tornam menos atraentes, seus corpos modificam a ponto de se sentirem “peças” fora do jogo da sedução e do prazer.

Independentemente de estar em um relacionamento ou não, esse mito afeta o emocional das mulheres. Mas é preciso trazer verdades! Isso não passa de uma mentira. As mulheres precisam saber que elas são exatamente aquilo que escolhem ser. Se você escolhe acreditar que a menopausa vai causar esses males para a sua vida, certamente eles vão acontecer e vão roubar a melhor parte de sua vida.

Sim, eu acredito que essa é a melhor fase de uma mulher, onde ela já certamente se encontrou, está mais madura, mais segura para tomar decisões, mais determinada a viver coisas novas. E existem crenças que são disseminadas ao longo da vida que roubam de nós, mulheres, o impulso necessário para vivenciar muitas coisas.

Em torno da menopausa existem milhares de crenças, muitas nunca foram comprovados cientificamente, mas as pessoas vêm apegando-se a elas. E nós, mulheres modernas, precisamos dissipar essas crenças da nossa vida e entender que isso até poderia ser uma verdade há 2 ou 3 gerações atrás, mas hoje, a realidade é bem diferente, estamos vivendo com boa qualidade de vida e muito mais tempo do que gerações anteriores. Precisamos aprender a escutar e confiar em nossos corpos, confiar em nós mesmas, quebrar mitos sobre a menopausa, sobre a sexualidade e nos permitir desfrutar da nossa vida com plenitude.