Livros sobre Tantra: 5 opções maravilhosas para iniciantes

O Tantra é um caminho lindo e amoroso, onde somos convidados a conhecer nosso Eu mais profundo. Se você está começando a trilhar esse caminho pode desejar conhecer mais sobre o tema e isso é maravilhoso! Mas, encontrar livros sobre Tantra que sejam de qualidade pode ser desafiador para iniciantes.

Por esse motivo, indicarei cinco livros, os quais sou apaixonada, para te ajudar em seus estudos.

Os livros irão aprofundar seu conhecimento sobre o tema e mostrar a forma como os autores enxergam o Tantra e suas práticas, alguns deles contém exercícios e meditações que irão te proporcionar um contato experiencial com essa filosofia.

Mas, é importante ter em mente que o Tantra é um caminho prático e que não basta ler e guardar esse conhecimento apenas na mente. É imprescindível colocar este conhecimento em prática, só assim você verá os efeitos positivos na sua vida.

Bom, vamos lá?

Como escolher bons livros sobre Tantra?

Antes de começarmos, é importante que você saiba qual a melhor forma de escolher um livro sobre Tantra. Hoje em dia, com a internet, existem diversos tipos de conteúdo sobre praticamente qualquer coisa, não é mesmo? Mas, com essa imensidão de materiais é possível encontrar informações pobres e muitas vezes equivocadas sobre o tema.

Para escolher um livro, não somente a respeito do Tantra, mas de uma forma geral, é essencial pesquisar sobre a vida daquele autor. Quem ele é? Qual a formação que ele tem na área? Qual a sua experiência? Identificar isso é o principal passo para achar um livro bacana, que acrescente informações confiáveis.

Eu separei 5 livros, mas se você achar outro título interessante, tudo bem! Na verdade, todo conhecimento é bem-vindo, desde que a origem seja confiável.

1 – Tantra: O culto da feminilidade por André Lysebeth

Esse livro eu gosto de indicar para quem quer aprender mais sobre a história e as raízes dessa filosofia. O autor, André Lysebeth, é super respeitável e tem um estudo muito profundo das origens tântricas.

Muito rico e completo, ele é ótimo para quem quer entender melhor de onde vem, como tudo começou e como foi a cultura.

2 – Sexualidade Divina: Descobrindo a alegria do Tantra – Mahasatvaa Ma Ananda Sarita

Mahasatvaa Ma Ananda Sarita é uma das minhas professoras, eu tive a oportunidade de fazer diversos Workshops com ela em Londres e tudo o que apresenta é de um conhecimento muito rico.

Tem vários livros maravilhosos, mas eu indicarei essa obra, pois está em português. Ele conta com diversas técnicas e imagens bem ilustrativas que mostram esse conteúdo de uma forma didática.

A versão que tenho é muito bonita, impressa em papel couché com sistemas de Chakras, diversas práticas inclusive a nível sexual.

Nele, Sarita também apresenta um conteúdo muito útil sobre sexualidade para crianças, adolescentes, adultos e até na maior idade.

3 – Tantra: O caminho da aceitação – Osho

Agora, vamos tratar dos livros do Osho. É possível encontrar uma quantidade de livros gigantesca, no entanto, é importante que você saiba que ele mesmo não escreveu nenhum deles.

Osho fazia seus discursos e palestras diárias e seus seguidores gravavam. Então, na verdade, os livros são as transcrições do que ele falava.

Para quem está iniciando no Tantra eu indico esse, pois é muito bonito e fácil de ler. Tem uma leitura de simples compreensão que te cativa.

4 – O livro dos segredos – Osho

O livro dos segredos, é na verdade, uma coleção de três volumes. São muito importantes, pois trazem a visão do Osho sobre o Vigyan Bhairav Tantra, que é como a bíblia do Tantra.

O Vigyan Bhairav Tantra são as 112 técnicas de meditação que tratam sobre a vida, espiritualidade, liberdade, iluminação e outros assuntos.

No livro dos segredos, Osho coloca sua visão sobre cada uma dessas técnicas.

No entanto, eu indico que antes de ler esse livro, você leia essas técnicas e as coloque em prática. Assim, você terá sua própria experiência pessoal. O Tantra antes do estudo técnico, é a prática. Somente com a prática pessoal você irá compreender e incorporar seus benefícios em sua vida.

5 – A arte da magia sexual – Margo Anand

Essa é outra de minhas professoras, que tenho um especial carinho e admiração. Esse ano, eu tive o prazer de fazer outro curso com ela e foi extremamente enriquecedor.

Esse livro é super antigo e caiu nas minhas mãos há uns 25 anos atrás. As técnicas que ela apresenta são maravilhosas, mas também é um livro sobre Tantra de conteúdo mais prático.

Isso é ótimo, porque antes de mais nada, o Tantra, como já falei e enfatizo, é uma experiência prática. Não adianta ler sobre o assunto, saber tudo a respeito e não praticar.

Nos meus grupos de Tantra, eu falo sobre o Vigyan Bhairav Tantra, aprofundo no significado e seus conceitos. Mas, em linhas rápidas, eu poderia traduzir como:

Vigyan: Significa conhecimento.
Bhairav: É uma palavra que remete a um guru, mas não é qualquer um e sim seu guru interno.
Tantra: Essa palavra tem duas raízes distintas. A primeira é a palavra Tra que significa instrumento, como Mantra. E Tan, significa expansão, urdir.

Resumidamente, seria a urdidura da consciência, através do contato com esse conhecimento ilimitado vindo do seu guru interno (sabedoria interna)

Então, na verdade as meditações e práticas que estão presentes nos livros sobre Tantra ou até as que eu ensino nas redes sociais são para que você consiga entrar em contato com esse seu guru interno, com esse conhecimento que está dentro de ti.

E a melhor forma de acessa-lo é através da experiência do seu próprio corpo.

Por isso eu amo tanto facilitar Workshops e cursos, pois eu vejo esse processo de conexão consigo mesmo em diversas pessoas. É extremamente gratificante!

Então, quer conhecer um pouco mais sobre meus cursos, ter a experiência Tântrica na prática e aprender a acessar diretamente sua sabedoria interna? Participe da próxima Formação em Tantra e Sexualidade Consciente.

Já está com dada marca! Será durante o Carnaval de 2020! Quero te lembrar que as vagas sempre esgotaram-se facilmente e são limitadas.